O OOPEAA (Office for Peripheral Architecture) venceu um concurso de arquitetura por convite para o desenvolvimento de mais um projeto para a Allas Sea Pool na cidade de Helsinque, Finlândia. Concebido através de um sistema modular, o projeto será construído sobre plataformas flutuantes sobre o mar. A Allas Sea Pool pretende desenvolver uma nova tipologia de projetos públicos para áreas costeiras, onde há pouca disponibilidade de espaço para a implantação de novos projetos.
O programa do concurso solicitava aos participantes convidados a apresentar propostas que respondessem as diferentes condições climáticas ao longo do ano. Finalmente, o projeto desenvolvido pelo OOPEAA foi escolhido como o grande vencedor, principalmente por seu “conceito forte e resposta inteligente quanto a localização, implantando o spa flutuante no centro da cidade de Helsinque”.
A proposta do OOPEAA segue uma nova estratégia que vem ganhando força ao longo dos últimos anos na Escandinávia. Chamada de “New Nordic Urban”, este é um conceito que procura incorporar a sensibilidade escandinava em relação à natureza e incentivar atividades físicas e interação social nos espaços urbanos. O Allas Sea Pool procura instalar-se na fronteira entre os espaços públicos e privados, permitindo que os visitantes transitem dos espaços abertos para os fechados, das áreas de relaxamento do spa e sauna para os espaços de encontro e áreas esportivas.
A proposta procura integrar-se perfeitamente à dinâmica urbana do centro da cidade, oferecendo um programa completamente flexível e de uso misto. As principais atividades estão organizadas em duas estruturas independentes, as quais se conectam através de um espaço público aberto. A primeira abriga as atividades de spa e sauna além das áreas para eventos privados, enquanto a segunda contém os programas públicos, abrigando com um restaurante e um café.
Ambas estruturas incluem infraestruturas de uso públicos, uma delas conta com uma grande escadaria aberta para encontros informais enquanto a outra abriga espaços cobertos onde é possível desfrutar das vistas para a ampla paisagem costeira de Helsinque. O ponto alto do projeto são as piscinas de água quente, estruturas a céu aberto localizadas entre os espaços púbicos e áreas esportivas.
O Allas Sea Pool foi concebido como uma tipologia replicável modular, a qual pode ser adaptada para qualquer local costeiro. Seus espaços internos podem variar entre 800 e 3500 metros quadrados, construídos sobre plataformas flutuantes que variam entre 2000 e 10.000 metros quadrados.
O sistema estrutural foi desenvolvido em madeira CLT (madeira laminada cruzada), em conformidade com o conceito sustentável e flexível do projeto. Durante o processo de construção, os elementos pré-fabricados podem ser transportados facilmente por vias marítimas e fluviais.
Para o desenvolvimento do esquema, o OOPEAA trabalhou em colaboração com a Töölö Urban Ltd, a Bluet Ltd e a Marinetek Ltd.
Via: OOPEAA